A situação da higiene urbana continua problemática em Évora e motiva novas críticas dos eleitos do PSD na Câmara Municipal, que enviaram ao presidente da autarquia, Carlos Zorrinho, um conjunto de questões relacionadas com o estado do serviço de recolha de resíduos e com os meios disponíveis para responder aos problemas identificados no concelho.
Segundo o comunicado divulgado pela estrutura concelhia social-democrata e assinado pelo vereador Henrique Sim-Sim, nas últimas semanas tem-se registado “a acumulação prolongada de lixo junto aos contentores em vários pontos da cidade”, cenário que o partido considera preocupante do ponto de vista da saúde pública e da qualidade de vida da população. O documento sublinha ainda o impacto negativo que esta realidade poderá ter na imagem da cidade.
Os sociais-democratas recordam que já vinham alertando para dificuldades no setor desde setembro de 2025, apontando não apenas falhas na recolha de resíduos urbanos, mas também problemas relacionados com as condições de trabalho dos funcionários da higiene urbana. Entre as situações referidas surge a existência de “despejo manual de contentores por falta de meios adequados”.
No documento remetido ao executivo municipal, os eleitos questionam a autarquia sobre o número de viaturas atualmente operacionais e avariadas, bem como sobre os investimentos previstos para reforçar a frota afeta ao serviço. São igualmente pedidas explicações sobre os pedidos pendentes de recolha de monos e sobre as medidas adotadas para apoiar os trabalhadores do setor.
A estrutura local do partido considera que o atual estado da higiene urbana “ultrapassou o aceitável” e defende uma intervenção célere e estrutural. No comunicado, sustenta ainda que a resposta municipal deve estar à altura da responsabilidade de uma cidade classificada como Património Mundial e futura Capital Europeia da Cultura.
Fonte: PSD – Concelhia de Évora | Foto: Trapalhadas Municipais de Évora (Facebook)