A Galeria Municipal de Montemor-o-Novo inaugura no próximo sábado, pelas 18h00, a exposição “Viajar é Preciso”. Segundo a autarquia, a mostra apresenta uma visita a itinerários criados por Carmo Romão e Helena Calvet, no âmbito da MAPA – Associação Cultural. O projeto pretende que o espectador percorra novos caminhos através de uma proposta que desafia o olhar e a imaginação.
Helena Calvet, licenciada em Escultura pela Universidade de Évora e residente em Viana do Alentejo, apresenta-se nesta mostra com um percurso ligado também à cenografia. O seu trabalho cruza-se agora com a experiência de Carmo Romão, fundadora e presidente da referida associação cultural. Carmo Romão traz a Montemor-o-Novo uma carreira iniciada em 1981, tendo estudado no Ar.Co e recebido uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian. A sua prática artística foca-se na pintura, área onde desenvolveu projetos baseados na literatura contemporânea. A exposição reflete a união destas duas trajetórias, sublinhando que, para estas autoras, viajar é um imperativo criativo.
Em comunicado, a iniciativa é descrita como uma “exposição que desafia o olhar e a imaginação do espectador a percorrer esses caminhos”. Através desta colaboração, as artistas exploram a premissa de que “viajar é preciso”, transformando a galeria num espaço de descoberta.
Após a abertura, a exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00, bem como aos sábados durante o período da tarde (das 14h00 às 18h00).
Fonte & Grafismo: Câmara Municipal de Montemor-o-Novo