A Universidade de Évora entra hoje num novo ciclo com a tomada de posse de António Candeias como reitor para o mandato 2026-2030. A cerimónia, marcada para esta tarde, a partir das 15h30, no Colégio do Espírito Santo, ficará também marcada pela entrada em funções de uma equipa reitoral profundamente renovada.
António Candeias escolheu para este quadriénio uma estrutura alargada, composta por quatro vice-reitores, oito pró-reitores e um administrador, distribuindo responsabilidades por setores estratégicos da instituição. Antonio Sáez Delgado ficará responsável pela área da Cultura e Sociedade, enquanto Ausenda de Cáceres Balbino assumirá o Património, Infraestruturas e Assuntos Internos. Já Cristina Dias ficará com a tutela dos Ensinos e Inovação Pedagógica e Rui Salgado será vice-reitor para a Investigação e Inovação.
A nova estrutura integra ainda oito pró-reitores, distribuídos por áreas que vão da transformação digital à investigação, passando pela inovação social, qualidade, gestão académica e áreas emergentes. Entre os nomes que entram em funções estão António Anjos, Carlos Vieira, Elisa Bettencourt, Elsa Lamy, Gertrudes Guerreiro, Leonel Alegre, Nuno Pedroso e Pedro Madureira. A cerimónia inclui também a tomada de posse de José Biléu Ventura como administrador.
O programa foi também desenhado para sublinhar a dimensão cultural da universidade. Ao longo da tarde atuam o CORUÉ – Coro da Universidade de Évora, o Grupo de Metais da EA, o Grupo Jazz da EA e o Grupo de Cantares de Évora, numa combinação que junta repertório clássico, jazz e música tradicional alentejana.
Fonte, Foto & Grafismo: Universidade de Évora