A final da Taça Dinis Vital, disputada este sábado, e que a equipa B do Lusitano Ginásio Clube acabou por conquistar, no prolongamento, ao vencer o Sporting Clube de Viana do Alentejo por 3-2, está no centro de um protesto enfático do clube eborense em relação à Associação de Futebol de Évora (AFE).
Em comunicado divulgado nas redes sociais na tarde deste domingo, o clube justifica que “tomou a decisão de não participar em nenhuma iniciativa da AFE relacionada com a final da Taça Dinis Vital, como sinal de protesto e desagrado” em relação a atitudes de que, alegadamente, foram alvo por parte do Presidente daquela instituição, considerando tratar-se de uma situação “de tal forma grave” que opta por não a divulgar publicamente “por respeito à instituição Associação de Futebol de Évora”.
A tomada de posição surge acompanhada de um pedido de desculpas dirigido ao Sporting Clube de Viana do Alentejo e às restantes entidades envolvidas na final. No mesmo texto, os verde e brancos assumem também o fim do apoio à atual direção da associação distrital, apesar de terem apoiado a sua candidatura no passado. A estrutura considera que “é tempo de mudança e de sangue novo”, defendendo uma reflexão alargada sobre o rumo do futebol distrital.
O Lusitano de Évora sustenta ainda que a associação “pertence aos clubes e não tem dono”, manifestando disponibilidade para discutir o futuro competitivo e organizativo da AFE juntamente com os restantes emblemas.
Paralelamente à questão institucional, o clube aproveitou para responder às críticas relacionadas com a utilização da equipa B, vencedora da Taça Dinis Vital. A direção lembra que estas equipas competem sob regras específicas, destacando que apenas podem utilizar “5 jogadores com 23 ou mais anos” e que os atletas provenientes da equipa principal têm restrições de utilização competitiva.
Na explicação apresentada, é sublinhada a aposta contínua na formação e no desenvolvimento de jovens jogadores. Segundo os dados divulgados, o conjunto utilizou um elevado número de atletas sub-20 tanto na meia-final frente ao Grupo Desportivo de Portel como na final diante do Sporting Clube de Viana. Entre esses jogadores, vários elementos sub-18 integraram as fichas de jogo e participaram nas partidas.
A fechar, o Lusitano defende o percurso competitivo da sua equipa B e o trabalho desenvolvido pelos jovens atletas ao longo da prova. O clube pede que “não tentem retirar, fora de campo, o mérito desta conquista a estes miúdos que brilhantemente conseguiram ter sucesso dentro de campo”, garantindo ainda que na próxima temporada continuará a apostar “em jovens talentos nos quais acreditamos para o presente e ainda mais para o futuro”.