A Galeria Municipal de Montemor-o-Novo inaugura, no sábado, 17 de janeiro, pelas 18h00, a exposição “Nymphaea”, da artista plástica Mónica Palmeira, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo. A mostra reúne um conjunto de trabalhos recentes da artista e estará aberta ao público até 13 de fevereiro de 2026.
Segundo comunicado da autarquia, a exposição propõe uma reflexão visual onde “fotografia ou pintura, as imagens transpõem para o presente a memória evocativa de um lugar primordial”, convocando narrativas que exploram a relação entre o humano, o corpo e a natureza. A obra sugere ainda uma leitura simbólica e espiritual, marcada pela “celebração do elo materno, matricial, com a natureza”, num diálogo entre presença, paisagem e transcendência.
Natural de Sines, Mónica Palmeira é mestre em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde apresentou a dissertação “Naturante – o nascimento em arte e a emergência do duplo”, frequentando atualmente o Doutoramento em Belas Artes, na mesma instituição. A artista expõe regularmente desde 2000, com um percurso que inclui exposições individuais e coletivas em Portugal, Espanha e Itália.
De acordo com a nota biográfica, a sua prática artística desenvolve-se numa perspetiva expandida da pintura, cruzando o gesto manual, a dimensão performativa do corpo e o espaço natural, aprofundando temas como a identidade, o feminino enquanto força generativa e a espiritualidade contemporânea. Mónica Palmeira vive e trabalha no Pinhal Novo.
Fonte & Imagem: Câmara Municipal de Montemor-o-Novo