A tomada de posse dos novos Órgãos Sociais do Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais da Universidade de Évora realizou-se no Anfiteatro 131 do Colégio do Espírito Santo, assinalando a continuidade de uma estrutura estudantil considerada relevante para a vida académica da instituição. A sessão reuniu responsáveis universitários, docentes e estudantes do curso.
De acordo com a Universidade de Évora, a Vice-Reitora para a Comunicação, Promoção Institucional e Informação Documental, Noémi Marujo, em representação da Reitora, destacou que o Núcleo “tem vindo a afirmar-se como uma estrutura relevante no seio da comunidade académica”, contribuindo para a dinamização científica, cultural e cívica das Relações Internacionais. Para a responsável, a posse dos novos órgãos traduz “uma expressão de compromisso associativo e de envolvimento ativo dos estudantes na vida universitária”.
Na mesma intervenção, Noémi Marujo sublinhou que a atual Reitoria valoriza a participação estudantil, considerando que esta “fortalece a comunidade académica e afirma a universidade como um espaço de produção de conhecimento relevante, aberto ao mundo”. Defendeu ainda que o associativismo académico, quando orientado pela responsabilidade e qualidade das iniciativas, constitui “um elemento central da vida universitária”.
A Vice-Reitora enquadrou também a importância do Núcleo no atual cenário internacional, marcado por “reconfiguração das relações de poder, conflitos armados e enfraquecimento de mecanismos multilaterais”. Neste contexto, afirmou que o conhecimento produzido nas Relações Internacionais assume uma relevância acrescida para a sociedade, tornando o papel do Núcleo “especialmente significativo”.
A cerimónia contou igualmente com a presença da diretora do Departamento de Economia, Conceição Rego, e de Evanthia Balla, que destacaram o contributo do Núcleo para a identidade e coesão do curso, enquanto espaço de ligação entre estudantes, docentes e comunidade científica. Já o novo presidente do NERIUE, João Couto, afirmou esperar desenvolver iniciativas para “reforçar a cultura do Curso de Relações Internacionais e continuar a estabelecer uma relação de proximidade com o corpo docente”.
Fonte & Foto: Universidade de Évora