Pedro Ferreira quer reforçar equipas e formação na Câmara de Évora

Candidato do Bloco de Esquerda defende mais trabalhadores e melhor formação para garantir serviços públicos de qualidade e critica dependência tecnológica da autarquia

O cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara Municipal de Évora, Pedro Ferreira, defendeu esta terça-feira a contratação de mais trabalhadores e o reforço da formação profissional no município, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados aos eborenses. “Temos de contratar mais funcionários e dar mais formação para termos melhores serviços ao munícipe”, afirmou o candidato, no final de uma visita aos serviços instalados nos Paços do Concelho.

De acordo com a Agência Lusa, Pedro Ferreira foi informado de que a autarquia dispõe atualmente de cerca de 1.400 funcionários, número que considera insuficiente para as necessidades do concelho. “As equipas têm poucos trabalhadores, é preciso um reforço da equipa municipal”, defendeu, sublinhando que a falta de pessoal se verifica em várias áreas, desde a limpeza urbana e recolha de resíduos até às escolas e serviços administrativos da saúde.

O candidato alertou que “se esvaziarmos a câmara de funcionários, também estamos a esvaziar a qualidade do serviço que é prestado”, frisando que a carência é “transversal” e agravada pela perda de trabalhadores para o setor privado. “Os funcionários públicos são mal pagos e, quando têm uma oportunidade para irem para outro local, abandonam”, lamentou, apelando à “coragem das câmaras em forçar o Governo a rever as tabelas salariais”.

Segundo a Lusa, Pedro Ferreira criticou ainda o que considera ser “a falta de visão estratégica da atual gestão da CDU”, acusando o município de manter “serviços paliativos para a resolução de problemas” e de externalizar funções essenciais, especialmente na área da informática. “A Câmara de Évora continua a depender da CIMAC, que, por sua vez, se apoia na empresa Decsis, atualmente em insolvência”, afirmou, questionando a ausência de planos de salvaguarda para o sistema informático municipal.

O candidato bloquista elogiou, contudo, o “trabalho de excelência” do Gabinete de Apoio ao Trabalhador, destacando o papel deste serviço na identificação de dependências e no apoio aos funcionários com dificuldades pessoais ou profissionais. Para Pedro Ferreira, “valorizar quem trabalha para o município é o primeiro passo para valorizar Évora”.

Fonte: Lusa | Foto: Facebook Bloco de Esquerda Évora

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *