O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/PPM à Câmara de Évora, Henrique Sim-Sim reivindicou esta quinta-feira a instalação de uma escola de hotelaria e turismo na cidade, defendendo que esta instituição poderá reforçar a formação profissional, criar novas dinâmicas sociais e económicas e responder à “falta de mão-de-obra qualificada” na região, segundo a Agência Lusa.
A proposta surge também em resposta ao desafio lançado pelo presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, que tem defendido a criação de mais centros de formação ligados ao setor. “Existe esse desafio da ERT e nós queremos, de facto, trazer para Évora uma escola ligada ao Turismo de Portugal”, afirmou Henrique Sim-Sim, prometendo, caso seja eleito, promover diligências nesse sentido.
Durante uma ação de campanha no centro histórico, o candidato percorreu ruas acompanhado por outros membros da coligação, distribuindo panfletos e canetas, ao som de músicas de apoio ao líder social-democrata e atual primeiro-ministro, Luís Montenegro. Nesse contacto com a população, ouviu críticas à atual gestão comunista. “Em 50 anos, nunca tinha visto isto assim como está. É uma vergonha”, declarou uma comerciante, de acordo com a Lusa, tendo o candidato respondido: “Então temos que mudar. Espero poder contar com o vosso voto no dia 12”.
As queixas estenderam-se a questões práticas, como a falta de estacionamento. O empresário da restauração Luís Linhan pediu ao candidato que, caso seja eleito, crie lugares destinados a idosos no centro histórico. Já nas suas declarações, Henrique Sim-Sim acusou a CDU de “desleixo” e considerou que “a cidade está muito desqualificada” após “estes últimos quatro anos de governação, acrescidos aos outros oito” anteriores.
Entre as prioridades do programa, o candidato destacou a melhoria da limpeza urbana, através de uma reorganização dos serviços e de “um plano de investimentos sério”, e a requalificação do espaço público, nomeadamente em matéria de estacionamento e instalações sanitárias. Sublinhou ainda que “o comércio tradicional está em crise e necessita de um plano de revitalização”, valorizando o esforço de lojistas e investidores que, apesar das dificuldades, têm procurado dinamizar o setor.
Fonte: Lusa | Foto: PSD