Ministério Público acusa condutor por homicídio negligente e omissão de auxílio em Évora

Arguido de 59 anos terá atropelado mortalmente uma mulher de 88 anos e abandonado o local do acidente sem prestar socorro.

O Ministério Público deduziu acusação contra um homem de 59 anos, de nacionalidade portuguesa, por factos suscetíveis de integrarem os crimes de homicídio por negligência e omissão de auxílio, na sequência de um atropelamento ocorrido na cidade de Évora. O inquérito foi dirigido pela DIAP de Évora, tendo a acusação sido tornada pública esta terça-feira, 13 de janeiro de 2026.

De acordo com a informação divulgada, os factos remontam a 27 de agosto de 2024, quando o arguido conduzia um veículo ligeiro de mercadorias e embateu numa mulher de 88 anos, que circulava a pé na berma da via. O acidente terá ocorrido devido a velocidade excessiva e falta de atenção, num contexto em que o condutor não respeitou as regras de trânsito a que estava legalmente obrigado.

Após o embate, segundo a acusação, o arguido abandonou o local sem prestar auxílio à vítima ou acionar os meios de socorro, comportamento que sustenta o crime de omissão de auxílio. A vítima sofreu múltiplas lesões graves e acabaria por falecer horas depois, em consequência direta dos ferimentos sofridos.

No âmbito do processo, foram notificados os familiares da vítima e o Hospital do Espírito Santo de Évora, para que, caso assim o entendam, possam deduzir pedidos de indemnização civil.

A investigação contou com a colaboração da PSP de Évora. Encontra-se agora a decorrer o prazo legal para eventual requerimento de abertura de instrução. Caso tal não venha a acontecer, o processo seguirá para julgamento.

Fonte: Procuradoria-Geral Regional de Évora

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *