O volume de negócios da Santa Casa da Misericórdia de Évora (SCME) duplicou em dez anos, passando de 8,5 milhões para 17,6 milhões de euros, revelou ontem, sexta-feira, o provedor da instituição, Francisco Lopes Figueira, que manifestou disponibilidade para se recandidatar nas eleições previstas para dezembro.
De acordo com a Agência Lusa, o responsável fez um balanço positivo da última década à frente da SCME, destacando o crescimento sustentado e os investimentos realizados. Desde 2015, ano em que entrou na gestão da Misericórdia, a instituição viu o seu ativo total aumentar de 9,7 milhões para 21,5 milhões de euros, e os capitais próprios crescer de 8,1 para 17,8 milhões.
“Foi uma revolução pacífica”, afirmou o provedor, sublinhando que o progresso da Misericórdia se traduziu também em obras estruturais e expansão da atividade social. Segundo a Lusa, entre os investimentos mais significativos contam-se a ampliação do hospital, em parceria com a Luz Saúde, e a construção de uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados, num total superior a 15 milhões de euros.
A SCME restaurou ainda a Igreja da Misericórdia, criou um museu e uma residência para estudantes, inaugurou o Colégio Rainha Dona Leonor num novo edifício e promoveu habitação a custos controlados. Na área social, alargou a resposta tradicional e lançou novos projetos, como o apoio a sem-abrigo, uma cantina social e uma loja solidária.
“Atendemos e servimos na área social 450 pessoas por dia, das quais mais de 300 dependem da Misericórdia para viver”, destacou Francisco Lopes Figueira, reafirmando a vontade de continuar um percurso que descreve como de modernização e compromisso com Évora e os seus cidadãos.
Fonte: Lusa